A prova de vinhos, com 100 mulheres como protagonistas, será realizada a 9 de Outubro no Círculo de Bellas Artes de Madrid.

Durante a jornada, prova-se uma seleção de 10 dos vinhos mais pontuados nos Prémios VinDuero-VinDouro en femenino.

Setembro de 2018.- A Asociación VinDuero-VinDouro lança MADRID en femenino, um evento cujos protagonistas serão o vinho e a mulher, e no qual se apresentará uma seleção de 10 dos melhores vinhos galardoados nos Premios VinDuero-VinDouro en femenino, integrados num concurso internacional que celebrou a XIV edição, em 2018.

A prova de vinhos, concebida exclusivamente para 100 mulheres representantes de diferentes áreas profissionais, será levada a cabo na próxima terça-feira, dia 9 de Outubro, às 19 horas, na Sala María Zambrano, do Círculo de Bellas Artes de Madrid.

Os Prémios Vinduero-Vindouro en femenino surgiram no ano passado, em 2017, para valorização do papel da mulher no mundo vitivinícola, e para oferecer um valor acrescentado aos produtores. Os VinDuero-VinDouro en femenino são prémios que, em paralelo aos Prémios VinDuero-Vindouro, se atribuem aos vinhos melhor classificados, tendo em conta únicamente a votação das provadoras que compõem o Comité de Prova, e que se publicam no Guía dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal segundo as Mulheres.

Nesta última edição, os Prémios contaram com um Júri de Prestigio Internacional, no qual se destacaram as seguintes enólogas: Isabel Mijares, como Presidente da Mesa, acompanhada por reconhecidas profissionais como Adela Viscay, Aiping Chen Liu, Alexandra Silva, Alma García, Ana Alonso de Letamendía, Ana Urbano, Arminda Ferreira, Carmen Garrobo, Carla Tiago, Cristina Tierno, Helena Mira, Inés Salas, Mar Galván, Misericordia Bello, Patricia Dos Santos e Sandra Sousa.

MADRID en femenino concebe uma interessante jornada de networking e contacto social, que servirá para criar sinergias entre Espanha e Portugal, e na qual se poderão conhecer os excelentes vinhos premiados que se produzem em ambos os lados da fronteira. Um acto que enriquecerá ambos os países e as mulheres que os representam, para brilharem em Madrid e no mundo.


Os Prémios VinDuero-VinDouro

Os Prémios VinDuero-VinDouro realizam-se anualmente na primeira semana de Agosto, desde 2005, ano em que foram criados, para a promoção, defesa e desenvolvimento da Cultura do Vinho. Um concurso internacional e transfronteiriço que trabalha para promover o vinho de qualidade em todos os mercados internacionais, que é apoiado por um juri de reconhecidos profissionais, e por um amplo número de participantes de Espanha e Portugal.

VinDuero-VinDouro é uma marca de enoturismo da mais alta qualidade, um espaço de surpreendentes paisagens e excelentes vinhos, no qual Espanha e Portugal, e a sua coesão económica e social são os pilares fundamentais da sua existência e desenvolvimento. É no Territorio do Duero-Douro Internacional que a Asociação leva a cabo, consecutivamente, desde há 14 anos, o maior Concurso de Vinhos de Espanha e Portugal, os Prémios VinDuero-VinDouro, e como novidade, desde há dois anos, VinDuero-VinDouro en femenino.

Este certame conta com um Comité Internacional de Provadores do mais alto nivel, composto por 30 provadores e provadoras, que classificam os vinhos com os prestigiados Prémios Arribe (Grande Arribe de Ouro, Arribe de Ouro, Arribe de Prata e Premios en femenino), sendo publicados na edição da Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal, que pode obter-se através da página web http://www.premiosvinduero.com

Posteriormente a MADRID en femenino, VinDuero-VinDouro realizará a Gala de Entrega de Prémios no dia 17 de Novembro, sábado, na localidade lusa de Pinhel, concidindo com Beira Interior: Vinhos&Sabores, uma das Feiras mais importantes de Portugal, onde poderão ser degustados todos os vinhos premiados na XIV Edição.