Os Prémios VinDuero-VinDouro conquistaram as mulheres de Madrid na prova de vinhos Madrid en Femenino, onde degustaram os dez melhores vinhos de Espanha e Portugal, eleitos pelas mulheres do Júri dos Prémios VinDuero-VinDouro 2018, realizados no passado mês de agosto na localidade salmantina de Trabanca.

VinDuero-VinDouro reuniu à volta do melhor vinho da Península Ibérica, políticas, especialistas em gastronomia, enólogas, empresárias, quadros de empresas, sommeliers e comunicadoras, de Espanha e de Portugal.

Nesta exclusiva prova de vinhos degustaram-se o espumante Cabanal Ancestral da Agrícola de Barberá, o vinho branco das Rías Baixas Abadía de Tortoreos Condado do Tea da Bodega Abadía de Tortoreos, o branco com crianza Maria João Private Collection do grupo Global Wines , um tinto com crianza denominado D. Manuel I da Adega Cooperativa de Pinhel e o vinho generoso Pedro Ximénez Dimobe das Bodegas Dimobe.

Depois destes primeiros cinco vinhos fez-se uma breve pausa para desfrutar de um cocktail e trocar opiniões sobre os vinhos provados.

Na segunda parte da prova as convidadas puderam provar os tintos crianza como Casas Altas Touriga Nacional de Casas Altas, Ribera de Duero 47PSQR da Bodega Manchón Mieres que foi apresentado pela sua produtora Carmen Mieres, e o vinho de Porto Cedovim Porto Tawny 10 anos de Agostinho Amável Costa.

A prova de vinhos continuou com a degustação do vencedor do Gran Arribe de Oro en Femenino, Tintoralba Selección 2015 de Tintoralba-Cooperativa Santa Quiteria, um vinho de Almansa que obteve no Concurso VinDuero-VinDouro en Femenino um total de 97,00 pontos. O último destes vinhos foi Palo Cortado De la Cruz 1967 de Bodegas Arfe, que não tinha sido vencedor nos Prémios en Femenino, mas obteve o Gran Arribe de Oro no concurso geral com 97,17 pontos.

Madrid en femenino resultou numa celebração de sensações dedicada a essas mulheres únicas, fortes e determinadas que trabalham pelos seus ideais, mulheres que desfrutam da sofisticação e representam os valores do coletivo feminino em diferentes âmbitos. Mas também uma interessante jornada de networking e contacto social para criar sinergias entre Espanha e Portugal, na qual se deram a conhecer os excelentes vinhos premiados que se produzem em ambos os lados da Fronteira.

Os Prémios VinDuero-VinDouro en femenino nasceram no passado ano de 2017, para valorizar a importância do papel da mulher no mundo vitivinícola e para acrescentar valor às adegas e produtores. Os VinDuero-VinDouro en femenino são prémios que, em paralelo aos Prémios VinDuero, se atribuem aos vinhos mais votados por elas, tendo em conta únicamente a votação feminina que compõe o Comité de provadores e que se publicam no Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal segundo as Mulheres.

Nesta última edição, os Prémios contaram com um Juri de Prestígio Internacional no qual se destacaram as seguintes mulheres: Isabel Mijares, como Presidente, acompanhada pelas reconhecidas profissionais Adela Viscay, Aiping Chen Liu, Alexandra Silva, Alma García, Ana Alonso de Letamendía, Ana Urbano, Arminda Ferreira, Carmen Garrobo, Carla Tiago, Cristina Tierno, Helena Mira, Inés Salas, Mar Galván, Misericordia Bello, Patricia Dos Santos e Sandra Sousa.

Os Prémios VinDuero-VinDouro

Os Prémios VinDuero-VinDouro realizam o concurso anualmente, na primeira semana de Agosto, desde 2005, ano em que se criaram para a promoção, defesa e desenvolvimento da Cultura do Vinho. Um concurso internacional e transfronteiriço que trabalha para promover o vinho de qualidade nos mercados internacionais em todo o mundo, e que está apoiado por um júri de reconhecidos profissionais, e um elevado número de participantes de Espanha e Portugal.

Este certame conta com um Comité Internacional de Provadores do mais alto nivel, composto por 30 provadores e provadoras que classificam os vinhos com os prestigiados Galardões Arribe (Gran Arribe de Oro, Arribe de Oro , Arribe de Plata e premios en femenino) e que são publicados na edição do Guías dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal que podem obter-se através da página web http://www.premiosvinduero.com 

Os Prémios VinDuero-VinDouro realizarão a Gala de Entrega de Prémios 2018, no próximo dia 17 de novembro, sábado, na localidade lusa de Pinhel, concidindo com Beira Interior: Vinhos & Sabores, uma das Feiras mais importantes de Portugal, onde poderão ser degustados todos os vinhos premiados nesta XIV Edição.