O concurso transfronteiriço comemora 15 anos de sucesso, tendo os melhores vinhos de Espanha e de Portugal como protagonistas. Os Prémios continuarão a exaltar a importância da mulher no vinho na sua III Edição, onde novas provadoras de prestígio internacional selecionarão os Arribe en femenino 2019. As inscrições podem realizar-se através do link inscripciones.premiosvinduero.com até 26 de julho.   As provas serão realizadas nos dias 1, 2 e 3 de agosto na localidade salmantina de Trabanca e os Prémios Arribe serão entregues em novembro, na localidade lusa de Pinhel. 

Os Prémios VinDuero-VinDouro, o maior concurso de vinhos de Espanha e Portugal, abriram a sua plataforma de inscrições para participar na XV edição e na III edição em feminino. Este concurso tem sido apoiado ao longo do seu percurso, por um Comité de Provadores de reconhecido prestígio internacional, composto por provadores e provadoras do mais alto nível mundial e pela qualidade dos vinhos apresentados.

Para participar nesta nova edição pode efetuar a inscrição através da página inscripciones.prémiosvinduero.com onde devem preencher os dados do produtor e de cada um dos vinhos que deseja inscrever a concurso, seguindo as instruções que se vão indicando em cada caso. Como novidade, em 2019 permitimos ainda, além da tradicional transferência, ou pagamento dos direitos de participação com cartão.

Um ano mais, o Concurso reunirá os melhores vinhos de Espanha e de Portugal na localidade salmantina de Trabanca para realizar a XV Edição, onde os provadores avaliarão todos os vinhos participantes para, posteriormente, atribuir os seguintes prémios: um Gran Arribe de Oro, para o vinho com maior pontuação, se igual ou superior a 94 pontos; Arribes de Oro para os vinhos que pontuação igual ou superior a 90 e Arribes de Plata aos vinhos com uma pontuação entre 85 e 89 pontos. Os vinhos premiados serão publicados no Guía dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha.

Pelo terceiro ano consecutivo, serão entregues os Arribe de Oro en Femenino. Estes prémios, que somente se atribuem aos vinhos com uma pontuação total igual ou superior a 90 pontos (Gran Arribe de Oro en femenino e Arribes de Oro en femenino), são atribuidos tendo em conta únicamente as votações das mulheres membros do Comité de Provadores e dar-se-ão a conhecer no Guía dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha segundo as Mulheres.

Depois de finalizarem as provas de vinhos o júri selecionará um conjunto de vinhos/rótulos para o Prémio Especial do Melhor Desenho e imagem Corporativa, que se votará online pelo público, e somente será revelado na Gala de Entrega de Prémios VinDuero-VinDouro 2019.

Os Prémios VinDuero-VinDouro são uma oportunidade para a promoção dos vinhos em Espanha e Portugal e um trampolim para a internacionalização. Uma medalha neste concurso acrescenta valor ao vinho graças ao grande prestígio dos profissionais que compõem o Júri juntamente com a excelente qualidade dos vinhos participantes que se produzem em ambos os países. Uma aposta segura para a difusão da oferta entre ambos países e a promoção dos produtores e seus vinhos.

Ao longo das anteriores catorze edições, os Prémios VinDuero-VinDouro conseguiram a participação dos melhores vinhos da diferentes Denominações de Origem e Menções Geográficas de Espanha e Portugal, projetando as marcas em ambos os países, bem como no exterior, através dos prémios e eventos que a Associação Vinduero-Vindouro, entidade organizadora do concurso, leva a cabo durante o ano.

Cabe ainda destacar a Gala de Entrega dos Prémios VinDuero-VinDouro que se realiza no mês de novembro na localidade de Pinhel, integrada numa das maiores feiras de Portugal: Beira Interior Vinhos & Sabores, e onde se conseguem reunir representantes de todos os produtores premiados, vindos de todos os cantos da Península Ibérica e ilhas para desfrutar de todos os vinhos premiados e recolher os seus galardões num agradável serão.

Este ano, os Prémios VinDuero-VinDouro estiveram presentes na Feira do Vinho de Toro, na Feira do Vinho do Douro Superior de Vila Nova de Foz Côa, a Feira Beira Interior Vinhos & Sabores de Pinhel, e uma menção especial a Madrid en femenino, uma celebração de sensações, com a mulher como protagonista na qual reunimos os 10 vinhos mais pontuados pelas provadoras em 2018, a 100 influentes mulheres de Madrid, oriundas do mundo da política, quadros de grandes empresas, gastronómas, soumillieres, gerentes de grandes enotecas, entre outras.


Inscreva-se nos Prémios VinDuero-VinDouro 2019
de forma rápida e simples:

inscripciones.premiosvinduero.com


Para mais informação e/ou consultas, pode dirigir-se a:

+34 923 14 14 09



Edição 2018

Na passada Edição do Concurso, os XIV Prémios VinDuero-VinDouro posicionaram-se uma vez mais como um dos concursos de referência a nível internacional. Um prestigioso e consolidado evento que, através de um Painel de Provadores do mais alto nível avalia, ano após ano, os melhores vinhos de ambos os países.

Depois de 14 anos de trabalho, os Prémios VinDuero-VinDouro realizam de novo as suas provas num enclave excecional, a localidade salmantina de Trabanca, situada em plena fronteira de Arribes do Duero, durante os dias 1, 2 e 3 de agosto de 2018. Nesta XIV Edição do concurso, participaram mais de 500 vinhos procedentes de mais de 50 menções geográficas de Espanha e Portugal, tendo sido atribuídas um total de 56 Medalhas de Ouro e 91 Medalhas de Prata.

O Gran Arribe de Oro, o maior Galardão do Concurso, atribuído ao vinho com maior pontuação sempre que esta seja superior a 94 pontos, foi para Palo Cortado de La Cruz de 1767, um vinho Denominação de Origem de Jerez, produzido por Bodegas Arfe e merecedor deste prémio, ao obter um total de 97.17 pontos.

Por outro lado, a Menção Geográfica com mais Medalhas foi a DOC Portuguesa Beira Interior, com 7 Medalhas de Ouro, destacando-se o tinto Dom Manuel I, de Adega Cooperativa de Pinhel, merecedor de um Ouro com 93.17 pontos e um total de 17 Pratas, com especial menção para o tinto crianza Almeida Garrett Selecta, de Almeida Garret Wines, com um total de 88.12, pontos fruto do aumento do número de produtores participantes do país luso e do excelente trabalho que se está a realizar neste território.

No total, as denominações premiadas foram Beira Interior: 24 medalhas (7 ouros e 17 pratas); Douro: 18 medalhas (7 ouros e 11 pratas); Rias Baixas: 10 medalhas (3 ouros e 7 pratas); Ribera do Duero: 9 medalhas (3 ouros e 6 pratas); Bairrada: 8 medalhas (3 ouros e 5 pratas); Rioja: 7 medalhas (3 ouros e 4 pratas); Dão: 5 medalhas (3 ouros e 2 pratas); Arribes: 6 medalhas (pratas); Tras-Os-Montes: 5 medalhas (3 ouros e dos pratas); Tierra de León: 5 medalhas (1 ouro e 4 pratas); Bierzo: 4 medalhas (1 ouro e 3 pratas); Alentejo: 3 medalhas (2 ouros e 1 prata); Rueda: 3 medalhas (1 ouro e 2 pratas); Toro: 3 medalhas (1 ouro e 2 pratas); Vinhos de Madrid: 2 medalhas (ouros); Cigales: 2 medalhas (1 ouro e 1 prata); IGP de Castilla: 2 medalhas (ouro e prata); IGP de Castilla e León: 2 medalhas (ouro e prata); Málaga e Sierra de Málaga: 2 medalhas (1 ouro e 1 prata); Ribeira Sacra: 2 medalhas (1 ouro e 1 prata); Ribeiro: 2 medalhas (pratas); Campo de Borja: 2 medalhas (pratas); Granada: 2 medalhas (pratas). as Denominaciones de Origen com uma medalha: Almansa, Arlanza, Txakoli de Bizkaia, Cava, Conca de Barberá, Jerez, Jumilla, a Mancha, Lanzarote, Manchuela, Méntrida, Ribera do Guadiana, Uclés, Utiel-Requena, Valdeorras, Valles de Benavente e Laujar-Alpujarra.


Pode consultar todos os vinhos premiados em:

  • Guía dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha.

  • Guía dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha segundo as Mulheres.

www.prémiosvinduero.com