Em 2019, os Prémios VinDuero-VinDouro comemoram 15 anos! Consolidado como um dos maiores Concursos Internacionais de Vinho, diferencia-se de todos os certames que se celebram em Espanha e em Portugal. Esta XV Edição dos Prémios realiza-se durante os dias 1, 2 e 3 de agosto em Trabanca (Salamanca) e inclui entre outras novidades a nova categoría para vermutes e prémios especiais dedicados às DOs e IGPs de ambos os países. 

Quarta-feira, 31 de julho de 2019.- Durante os próximos três dias, os Prémios Vinduero-Vindouro convertem-se numa referência internacional do mundo do Vinho, apoiados por um Comité de Prova do mais alto nivel e de prestígio internacional, oriundo da Europa, América e Ásia, e que estará presente durante os días 1, 2 e 3 de agosto para avaliar os mais de 800 vinhos de Espanha e de Portugal que se apresentaram nesta 15ª edição de 2019.  

Este Concurso Internacional premeia os melhores vinhos de Espanha e de Portugal, avaliando a sua qualidade e características organolépticas mediante provas cegas que se dividem em 11 categorías diferentes: vinhos espumantes e champanhes, brancos sem envelhecimento em madeira, brancos com envelhecimento em madeira, rosés, vinhos tintos sem envelhecimento, tintos com envelhecimento em madeira inferior a seis meses, tintos com envelhecimento em madeira de seis a 14 meses, tintos com envelhecimento em madeira superior a 14 meses, vinhos de licor e doces, vinhos de autor ou de alta expressão e, por fim, uma nova categoria para vermutes, a novidade de 2019. 

O Comité de Prova é constituído por um total de 60 pessoas, divididas equitativamente por sexos. O Júri, avaliará os mais de 800 vinhos na localidade salmantina de Trabanca, situada em plena região de Arribes del Duero, um lugar de surpreendentes paisagens e excelentes vinhos.

Os Galardões dos Prémios Vinduero-Vindouro (Grande Arribe de Ouro, Arribes de Ouro e Arribes de Prata) são atribuídos com a pontuação de todos os membros do júri e, os Prémios VinDuero-VinDouro em Feminino (Grande Arribe de Ouro em Feminino e Arribes de Ouro em Feminino), tendo em conta únicamente a votação das mulheres. 

Tal como em edições anteriores, este ano os Prémios VinDuero-VinDouro apresentaram uma novidade: Prémios Especiais (Arribes de Platina) para as Denominações de Origem e Indicações Geográficas Protegidas. Estes prémios, reconhecerão as Menções Geográficas que obtenham a maior pontuação média em cada uma das categorías, sendo designadas com o Prémio Especial Arribe de Platina a Melhor Denominação de Origem de Espanha e de Portugal no ano 2019.

As identidade e as linhas orientadoras dos Prémios VinDuero-VinDouro são o rigor, a seriedade, o profissionalismo e a grande repercussão que outorgam tanto a produtores como às suas marcas. Este é um Concurso de prestigio e exigente. Conseguir um dos seus prémios não está ao alcance de todos: só os melhores estão aquí. Depois da votação, e anualmente, são descobertos grandes vinhos que são conhecidos e reconhecidos, graças aos Prémios VinDuero-VinDouro. 

A Associação VinDuero-VinDouro, organizadora do concurso convida todos os interessados a acompanhar os días de prova através das suas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook, LinKedIn e YouTube) e página web para desfrutar de um concurso de grande qualidade e em constante crescimento.