O maior Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal afirmou-se como um dos Concursos de topo a nível mundial, depois do êxito da sua XV Edição, III em Feminino, contando com a participação de mais de 900 vinhos. Entre as novidades de 2019, destaca-se a incorporação dos Prémios Especiais para as Denominações de Origem e Indicações Geográficas de ambos os países com os melhores vinhos de cada categoria, contando com uma nova categoria para Vermouths. O Palmarés desta XV Edição será publicado no website dos Prémios VinDuero-VinDourona próxima semana e partilhados nas nossas redes sociais. Os Prémios VinDuero-VinDouro já estão a trabalhar nos próximos eventos: MADRID em feminino (Espanha), Gala de Entrega de Prémios em Pinhel (Portugal), entre outras surpresas.

Trabanca, 07 de agosto de 2019.-Em 2019, os Prémios VinDuero-VinDouro fazem 15 anos e celebraram em grande estilo: a sua XV Edição, III em feminino, o Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal foi um enorme êxito graças à participação de mais de 900 vinhos provenientes de todas as menções geográficas da Península Ibérica e ilhas, contando com um elenco de 60 provadores de prestigio, oriundos de 3 continentes diferentes.


Indubitavelmente, em 2019, os Prémios VinDuero-VinDouro bateram todos os seus recordes, duplicando o número de vinhos participantes, comparativamente com a edição anterior, demonstrando que o prestigio e nome deste concurso cresce exponencialmente ano após ano: os melhores estão na VinDuero-VinDouro, não só pelos excelentes vinhos presentes a concurso mas também pelo Comité de Prova de prestigio Internacional composto equitativamente por 60 homens e mulheres de diferentes âmbitos profissionais vinculados ao setor do vinho, com uma ampla experiência e conhecimentos que garantem o profissionalismo e o rigor dos Prémios VinDuero-VinDouro.


Em números: mais de 900 vinhos de 11 categorias diferentes para um elenco de 60 prestigiados provadores. 45,5% dos vinhos presentes a concurso procediam de Portugal (mais de 400) e 54,5% (aproximadamente 500 vinhos) provenientes de todas as DO e IGP espanholas e portuguesas, demonstrando assim a equidade entre ambos os países e o seu interesse em dar a conhecer os seus excelentes vinhos no território ibérico e no mundo.


Uma das novidades desta XV Edição foi a inclusão dos novos galardões dedicados ao esforço e trabalho árduo que as Denominações de Origem e Indicações Geográficas Protegidas realizam parae pelos seus produtores associados, bem como forma de agradecimento pela colaboração com os Prémios VinDuero-VinDouro. Pela primeira vez serão entregues os prémios especiais “Arribe de Platina” às DOs e IGPs que obtenham as melhores pontuações em cada categoria do Concurso.


Será também entregue um “Grande Arribe de Platina” à DO ou IGP que consiga 3 ou mais “Arribes de Platina”. Estes galardões reconhecem “A Melhor Denominação de Origem/Indicação Geográfica Protegida do ano 2019 em cada categoria”, o que permitirá a criação de um “mapa virtual” do território ibérico das zonas que melhores vinhos tenham produzido este ano em cada uma das categorias, permitindo assim o reconhecimento e a promoção das adegas e produtores de vinho, bem como dos vinhos e dos seus territórios.


Com os resultados Em Feminino, tendo em conta exclusivamente as votações das provadoras que constituem o Comité de Prova, serão entregues os Prémios Em Feminino aos vinhos que obtenham uma pontuação igual ou superior a 90 pontos. Será galardoado com um Grande Arribe de Ouro Em Feminino o vinho que obtenha a pontuação mais elevada de todas as categorias, sempre acima dos 94 pontos. Os galardões Arribes de Ouro Em Feminino, serão atribuídos aos vinhos que obtenham 90 ou mais pontos em cada categoria.

Com as votações da totalidade dos Jurados do Comité de Prova, realizadas através de tabletes personalizados, serão entregues os Prémios no Geral, onde consta um Grande Arribe de Ouro, um prémio único atribuído ao vinho que tenha obtido a maior pontuação no concurso – sempre que esteja acima dos 94 pontos; Arribes de Ouro, concedido a todos os vinhos em cada categoria com pelo menos 90 pontos e Arribes de Prata atribuídos a todos os vinhos que de cada categoria que tenham sido pontuados com mais de 85 pontos e menos de 90 pontos, com a obrigação de não superar 30% de vinhos premiados.


Nos bastidores de 3 intensas jornadas de provas cegas, onde o nosso prestigiado júri internacional pôde avaliar as características organolépticas de 11 categorias diferentes de vinhos dos Prémios VinDuero-VinDouro. Foram meses de árduo trabalho, que se refletiram nos excelentes resultados desta XV Edição, III em feminino e que conseguiram dotar os Prémios VinDuero-VinDouro com o reconhecimento e prestigio que merecem, situando-nos no mapa mundial como um dos Concursos TOP do Mundo do Vinho.

Os Prémios VinDuero-VinDouro trabalham há 15 anos para a promoção da União Ibérica, tendo o vinho como fio condutor, tal como o rio que dá nome a este Concurso. Foi num enclave excepcional situado em plenas Arribas do Douro, um espaço de surpreendentes paisagens e excelentes vinhos, que maisuma vez se realizou em Trabanca (Salamanca), durante os dias 1,2 e 3 de agosto, o maior Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal.


Desde a Associação VinDuero-VinDouro, organizadora do Certame, agradecemos ao Comité de Prova pelo rigor, profissionalismo e simpatia que demonstraram durante os três dias de sonho que serviram para avaliar vinho e desfrutar do Território de Sensações durante as atividades desenvolvidas após as provas. Evidentemente, gratulamos todas as adegas/produtores que confiaram neste Júri e nos Prémios VinDuero-VinDouro, às quais endereçamos votos de grande sucesso. De igual forma, agradecemos à incansável Equipa VinDuero-VinDouro pelo seu esforço, dedicação, amabilidade e comprometimento durante as intensas jornadas celebradas na passada semana.


Cabe também mencionar o excelente trabalho levado a cabo pelos profissionais de comunicação que estiveram sempre dispostos a dar a conhecer ao mundo o que acontecia durante os dias 1, 2 e 3 de agosto em Trabanca. A Associação VinDuero-VinDouro, agradece novamente e espera contar convosco nos próximos eventos.


Em breve publicaremos o Palmarés dos XV Prémios VinDuero-VinDouro 2019 e a sua III Edição em Feminino, incorporando os Prémios Especiais “Arribes de Platina”, dedicados às Denominações de Origem e Indicações Geográficas Protegidas com os melhores vinhos de cada categoria, bem como os Guias dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal – com a sua versão em feminino – que estarão disponíveis no website em espanhol, português, francês e inglês. Abriremos também a plataforma para a seleção do “Prémio de Melhor Desenho e Imagem Corporativa”, para as votações do público.


A VinDuero-VinDouro já se encontra a trabalhar nos próximos eventos, que chegarão carregados de novidades: “Gala de Entrega de Prémios VinDuero-VinDouro 2019” em Pinhel (Portugal), “MADRID” em feminino com os Prémios VinDuero-VinDouro”, entre outras surpresas. para não perder nenhum detalhe siga-nos na nossa página www.prémiosvinduero.come nas Redes Sociais (Twitter, Instagram, Facebook, LinKedIn e YouTube).


Lembre-se: tem um encontro imperdível com os Prémios VinDuero-VinDouro 2020.

 

Para mais informação:


Mari Carmen Pacho, Coordenadora dosPrémios VinDuero-VinDouro: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Célia Quintas, Prémios VinDuero-VinDouro Portugal: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Jennifer Marqués, Comunicação& Marketing: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


+34 923 14 14 09


+34 923 14 15 04


+ 351 279 094 217 / 93 66 00 374