Trabanca, agosto de 2019.- VinDuero-VinDouro, o maior certame Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal, publica os resultados da sua 15ª edição no seu website www.premiosvinduero.com, onde poderá descarregar o Palmarés em PDF até estar disponível o novo Guia dos Melhores Vinhos de Espanha e Portugal.

 

 

A Edição do ano 2019 do Concurso Internacional de Vinhos Prémios VinDuero-VinDouro galardoa 268 vinhos de Espanha e Portugal, 95 destes com Arribe de Ouro e 173 com o Arribe de Prata.
Uma vez mais, após 15 anos de caminhada, os Prémios VinDuero-VinDouro realizaram as suas provas num enclave excecional, a localidade salmantina de Trabanca, situada em plena fronteira das Arribas do Douro durante os dias 1, 2 e 3 de agosto. Nesta que é a décima quinta edição do concurso, participaram mais de 900 vinhos provenientes de mais de 80 menções geográficas de Espanha e Portugal.
O Grande Arribe de Ouro, o maior Galardão do Concurso outorgado ao vinho com a maior pontuação de todas e sempre superando os 94 pontos, foi para o vinho Quinta da Silveira Porto Tawny 10 Anos, da Sociedade Agrícola do Vale de Vilariça - Quinta da Silveira, um vinho generoso da DOC Douro-Porto, que obteve 95,38 pontos.
Por outro lado, a Menção Geográfica mais Medalhada foi a DOC Douro-Porto, alcançando a marca de 51 medalhas das quais 16 ouros e 35 pratas, tudo isto fruto do aumento do número de adegas e vinhos lusos inscritos no concurso e obviamente devido ao excelente trabalho que as adegas têm vindo a realizar neste território.

Em 2019 o concurso Prémios VinDuero-VinDouro incluiu, como novidade, uma nova categoria, os Vermouths, organizando assim os vinhos participantes num total de 11 categorias.


I. Vinhos espumantes e cavas
II. Vinhos brancos sem envelhecimento em madeira
III. Vinhos brancos com envelhecimento em madeira
IV. Vinhos rosés
V. Vinhos tintos sem envelhecimento
VI. Vinhos tintos com envelhecimento em madeira inferior a 6 meses
VII. Vinhos tintos com envelhecimento em madeira de 6 a 14 meses
VIII. Vinhos tintos com envelhecimento em madeira superior a 14 meses
IX. Vinhos generosos
X. Vinhos de Alta Expressão ou de Autor
XI. Vermouths

Os Prémios VinDuero-VinDouro posicionam-se uma vez mais como um dos Certames de referência a nível internacional dando um salto quantitativo e qualitativo. Um prestigioso e bem consolidado evento que através de um Comité de Prova excepcional avalia, ano após ano, os melhores vinhos de ambos países. O júri esteve composto por 60 provadores, dividido equitativamente por homens e mulheres, sendo presidido novamente em 2019 pela inigualável Isabel Mijares y García-Pelayo.
Como é habitual, os membros do júri participantes são profissionais de reconhecido prestigio no setor vitivinícola com um currículo Internacional. Entre eles estão enólogos, comunicadores, Somilleres, importadores/exportadores entre outros, provenientes de 7 países diferentes (Espanha, Portugal, Hungria, China, França, Itália e Uruguai) que conseguiram elevar o prestigio dos PRÉMIOS VINDUERO-VINDOURO mais além.
A Associação VinDuero-VinDouro, organizadora do certame, agradece a todas as adegas/produtores participantes e a todos os Conselhos Reguladores das Denominações de Origem pelo seu apoio e pela confiança prestada a este prestigioso Certame. Celebrará com todas os premiados na Gala de Entrega de Prémios que se realizará a 16 de novembro na cidade de Pinhel, na Feira Beira Interior: Vinhos e Sabores.

Recordamos que no dia 26 de agosto, será publicada a lista dos vinhos premiados nos Prémios VinDuero-VinDouro em Feminino 2019.

 

Consulte aqui a lista de premiados