O maior concurso internacional de vinhos de Portugal e de Espanha, os Prémios VinDuero-VinDouro, criou os Arribes de Platino, uma nova categoría de prémios para reconhecimento do bom trabalho levado a cabo pelas denominações de origem e conselhos reguladores, em ambos os países.
No próximo dia 28 de Fevereiro terá lugar no Porto, na sede do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP, a cerimónia de entrega do Arribe de Platino a esta instituição.

Fevereiro 2020.- Os Prémios VinDuero-VinDouro (PVV), são um importante e reconhecido concurso de vinhos de Portugal e de Espanha, que se realiza anualmente em Trabanca (Salamanca), Espanha, desde há quinze anos.

Em 2019, na última edição deste concurso, foi instituído o Prémio Arribe de Platino destinado a distinguir as melhores Denominações de Origem, em cada uma das categorías de vinhos presentes nos Prémios VinDuero-VinDouro.

Das 11 categorias presentes a concurso foram atribuidos 10 Prémios Arribe de Platino. Dada a elevada participação e qualidade dos vinhos Douro e Porto apresentados na 15ª Edição dos Prémios Vinduero-Vindouro 2019, as Denominações de Origem de Douro e Porto foram eleitas as Melhores Denominações de Origem 2019, na categoría de Vinhos Tintos com Envelhecimento Superior a 14 meses.

Foram ainda distinguidas com Arribes de Platino, as DO portuguesas Dão, com os melhores vinhos brancos envelhecidos em madeira e Trás-os-Montes, com os melhores vinhos tintos sem envelhecimento; e as DO espanholas Cava, com os melhores vinhos espumantes e champanhes; Cigales, na categoría dos vinhos rosés, Rueda, na categoría de vinhos brancos sem madeira; Ribera del Duero, destacou-se na categoria de vinhos tintos com envelhecimento entre 6 e 14 meses e Toro com os melhores vinhos tintos com envelhecimento inferior a 6 meses; Jerez, com os melhores vinhos generosos, e Rioja, com os melhores vinhos de autor.

No próximo dia 28 de Fevereiro (sexta-feira), a partir das 17 horas, terá lugar na sede do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, no Porto, a cerimónia de entrega deste galardão, na presença dos máximos representantes do IVDP e DO premiadas, produtores e enólogos premiados, e distintas entidades e personalidades convidadas.

No final deste ato, todos os presentes poderão desfrutar de uma Galeria de Prova onde estarão presentes alguns dos melhores vinhos da Região Demarcada do Douro, premiados no âmbito dos Prémios VinDuero-VinDouro 2019.

Os Prémios VinDuero-VinDouro comemoraram em 2019 a XV edição, e a já consolidada III Edição dos Prémios VinDuero-VinDouro em Feminino. Com um Comité de Prova internacional, composto por 60 provadores, oriundos de 7 países, foram avaliados em provas cegas, mais de 900 vinhos de Portugal e de Espanha.

Na XV Edição dos Prémios VinDuero-VinDouro foram atribuidos um total de 393 galardões, a 276 vinhos premiados, de 182 produtores e adegas de todo o território ibérico.

O Grande Arribe de Ouro 2019, prémio atribuido ao vinho melhor classificado em todas as categorías, foi atribuido ao Quinta da Silveira Porto Tawny 10 anos, da Sociedade Agricola Vale da Vilariça – Quinta da Silveira, com a excelente pontuação de 95.38 pontos.

Em breve, serão anunciadas as novidades da edição de 2020 dos Prémios VinDuero-VinDouro, na qual se continuará a promover o trabalho e a cultura do vinho em ambos os países.


CONVOCATÓRIA DE IMPRENSA:

   Sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2020 às 18h
   Salão Nobre do IVDP, Porto (Rua Ferreira Borges, nº27).


Mais informações:


   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / +351 936600374
   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / +34 923141504.