O maior Concurso Internacional De Vinhos de Portugal e de Espanha, os Prémios VinDuero-VinDouro, criam os Arribes de Platina, uma nova categoria de prémios que reconhece o bom trabalho levado a cabo pelas Denominações de Origem e Conselhos Reguladores, em ambos os países.
Quatro Arribes de Platina entregues às DO de Castela e Leão: Cigales, Ribera del Duero, Rueda e Toro, que recebem os seus Galardões no próximo dia 3 de março em Valladolid.
A cerimónia tem como objetivo divulgar os excelentes vinhos produzidos em Castela e Leão e reconhecer assim, o excelente trabalho que tem vindo a ser feito pelos produtores e os seus Conselhos Reguladores.
Os Prémios Arribe de Platina são destinados às Denominações de Origem que mais se destacaram em cada categoria do Certame. A atribuição deste prémio é feita às DO com a maior pontuação média obtida entre todos os vinhos participantes de cada categoria.

Fevereiro 2020- O maior Certame de Vinhos de Portugal e de Espanha fará a entrega dos novos Galardões lançados como novidade no ano 2019: os Prémios Arribe de Platina dedicados às Denominações de Origem com os melhores vinhos de cada categoria do Concurso. Quatro Denominações de Origem de Castela e Leão conquistaram o prestigioso prémio que as coloca à frente de determinadas categorias.

O evento terá lugar na próxima terça-feira, dia 3 de março, às 18h00 no Salão de Atos da Câmara de Comercio de Valladolid, na presença de Presidentes e Diretores Técnicos dos Conselhos Reguladores das Denominações de Origem de Cigales, Ribera del Duero, Rueda e Toro e de representantes de todas as adegas premiadas destes territórios nos Prémios VinDuero-VinDouro 2019.

Também assistem a esta cerimónia autoridades convidadas da Junta de Castela e Leão, Deputação Provincial e Autarquia de Valladolid, bem como responsáveis do ICE (Instituto de la Competitividad Empresarial de Castilla y León), representantes das Rotas do Vinho das mencionadas Denominações de Origem, ITACYL (Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León), Associações de Somilleres de Valladolid, a Associação de Jovens pelo Vinho, a Presidente da Autarquia de Rueda, Srª María Dolores Mayo e os Provadores de Vinho Rubén Redondo, Inés Salas e Víctor Fernández.

Nesta cerimónia, serão entregues quatro Arribes de Platina que distinguem as DO de Cigales, eleita com os melhores vinhos rosé 2019, Ribera del Duero, que se destacou na categoria de vinhos tintos com envelhecimento em barrica entre 6 e 14 meses, Rueda, que vence o Arribe de Platina na categoria de vinhos brancos sem envelhecimento e Toro reconhecida com a Denominação de Origem com os melhores vinhos tintos com envelhecimento inferior a 6 meses.

Das 11 categorias presentes a concurso foram atribuídos 10 Prémios Arribe de Platina. Para além das mencionadas foram ainda distinguidas com Arribe de Platina as Denominações de Origem Espanholas de Cava, na categoria de vinhos espumantes e cavas, Jerez, com os melhores vinhos generosos, Rioja, com os melhores vinhos de autor ou alta expressão; e as DO portuguesas Dão, na categoria de vinhos brancos envelhecidos em madeira, Trás-os-Montes, com os melhores vinhos tintos sem envelhecimento e Douro-Porto, eleita com os melhores vinhos tintos com envelhecimento em barrica de mais de 14 meses. A 11ª Categoria corresponde aos vermutes, sem Conselho Regulador, cujos máximos vencedores foram Vermouth Tradicional Aventón, com 91.57 pontos nos Arribe gerais e Txurrut Vermouth Vintage, com 92.67 pontos nos Arribe em feminino.

Os Arribe de Platina são uma nova categoria de prémios criados em 2019 com o objetivo de valorizar o bom trabalho feito pelos Conselhos Reguladores das Denominação de Origem ou Indicações Geográficas Protegidas. Estes galardões são atribuídos à Denominação de Origem que obtenha a média de pontos mais elevada resultante da soma de pontos obtidos por todos os vinhos da D.O. em questão apresentados a Concurso em cada categoria.

As Denominações de Origem de Toro, Rueda, Ribera del Duero e Cigales, fazem de Castela e Leão um território claramente reconhecido pela grande quantidade de vinhos galardoados, que representam o fiel reflexo do excelente trabalho que tem vido a ser realizado pelos produtores de vinho desta terra.

No final da cerimónia, todos os presentes poderão desfrutar de uma Galeria de Prova onde estarão presentes para exposição e degustação os excelentes vinhos de Rueda, Cigales, Toro e Ribera del Duero premiados nos VinDuero-VinDouro 2019 medalhados com ouro na XV Edição do maior Concurso Internacional de Vinhos de Espanha e Portugal.

O prestigiado Certame Ibérico comemorou em 2019 a XV edição, e a já consolidada III Edição dos Prémios VinDuero-VinDouro em Feminino. Com um Comité de Prova internacional, composto por 60 provadores, oriundos de 7 países, foram avaliados em provas cegas, mais de 900 vinhos de Portugal e de Espanha, dando como fruto os melhores vinhos da Península Ibérica, onde se destacaram os vinhos de Castela e Leão.

Na XV Edição dos Prémios VinDuero-VinDouro foram atribuídos um total de 393 galardões, a 276 vinhos premiados, de 182 produtores e adegas de todo o território ibérico.

Em breve, serão anunciadas as novidades da edição de 2020 dos Prémios VinDuero-VinDouro, na qual se continuará a promover o trabalho e a cultura do vinho em ambos os países.


CONVOCATÓRIA DE IMPRENSA:

   - Terça-feira, 3 de março de 2020 às 18h00.

   - Salão de Atos da Câmara de Comercio de Valladolid (Avda. Ramón Pradera, 5).

Mais informações:

   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / +351 936600374
   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / +34 923141504.